CIRURGIA DE CATARATA​

A catarata é um processo de opacificação do cristalino, que é uma lente natural que fica dentro dos olhos. Essa lente (cristalino) é normalmente clara e transparente. Com o aparecimento da catarata, ela se torna opaca e impede a passagem dos raios luminosos que formam a imagem no fundo do olho.

     Visão normal

  Visão com catarata avançada

 Visão com catarata inicial

 

Antes da cirurgia

Antes da realização da cirurgia, serão realizados alguns exames no seu olho para que seu oftalmologista selecione a lente mais apropriada para o seu olho.

A cirurgia de catarata

O procedimento mais comumente usado para remoção da catarata é chamado de facoemulsificação. A cirurgia é realizada com uma pequena incisão na parte da frente do olho (córnea), onde é introduzido uma caneta de ultrassom que fragmenta a carata em inumeros pedaços, permitindo sua aspiração.

Depois que a catarata é removida, o seu médico vai implantar uma lente intraocular artificial.

A lente intraocular passa a ser parte permanente do seu olho

Há alguns anos, era necessário esperar a catarata ficar "madura", ou seja, avançada, para a realização da cirurgia. Atualmente, com o desenvolvimento de modernas técnicas e aparelhos, a recomendação é que a cirurgia seja indicada nas fases iniciais da catarata, pois o procedimento torna-se muito mais rápido e seguro. Além disso, o tempo de recuperação é menor quando a cirurgia da catarata é realizada nos estágios iniciais. 

Com a cirurgia de catarata, sua lente natural opacificada é removida e substituída por um implante de lente  artificial (chamado de lente intraocular).

Uma lente saudável permite que toda retina recebe imagens nítidas

A lente com catarata espalha a luz, causando imagem fora de foco e embaçada

O único tratamento eficaz para a catarata é a cirurgia, não existindo colírios ou óculos que eliminem a doença. A catarata é responsável por 20 milhões de cegos no mundo, e no Brasil 350 mil pessoas apresentam cegueira por conta da doença. No entanto, a perda de visão é reversível com a cirurgia.

É atualmente o procedimento cirúrgico mais realizado no mundo.

Olho com catarata

Olho sem catarata

Recuperação da cirurgia

Você vai ficar um pequeno período de tempo descansando antes de ser liberado para casa. É importante ter um acompanhante para te levar para casa.

Depois da cirurgia, é fundamental que se use os colírios exatamente como prescrito pelo seu oftalmologista para permitir uma recuperação satisfatória

Durante as primeiras semanas, devem ser evitadas atividades como exercicio fisico ou levantar peso. Também é importante que se evite o contato com olho de sujeira, poeira ou água, que podem ser fonte de infecção.

 

Clínica Zottis

Av. Natalino João Brescansin, 1571, Centro, Sorriso - MT

Urgência oftalmológica?
Realizamos encaixes!
  • Facebook Social Icon
  • Google+ Social Icon