
Av. Brescansin, 1571, Centro
Sorriso - MT
Clínica Zottis em frente a igreja Matriz

66 3545-0670
66 9913-2012

O pterígio é uma membrana que cresce sobre a córnea (formada de tecido fibrovascular) em direção à pupila. Por esta razão, muitas vezes, é conhecido como “carne nos olhos”.
O pterígio geralmente cresce lentamente ao longo da vida. Com seu crescimento, pode alterar a curvatura da córnea (causando astigmatismo) e em casos avançados, o pterígio pode crescer de tal maneira a cobrir a pupila e reduzir muito a visão.
Trata-se de uma doença que afeta, geralmente, as pessoas que passam muito tempo ao ar livre, expostas ao vento e ao sol, podendo afetar um ou ambos os olhos
Além de prejudicar a visão, o pterígio pode causar ardência, prurido, vermelhidão, sensação de areia nos olhos, lacrimejamento e fotofobia.
Alguns dos sintomas do pterígio como ardência, prurido, vermelhidão pode ser controlado com uso de alguns colírios.
No entanto, não há colírios capazes de reduzir o tamanho do pterígio, sendo a cirurgia o único tratamento capaz de curar a doença.
A cirurgia, em geral, é feita com anestesia local, não sendo necessário a realização de anestesia geral.
Atualmente são usadas técnicas que reduzem muito a chance de recidiva da doença após a cirurgia.
Para redução do desconforto, é possível realizar a cirurgia sem a necessidade de pontos ( que aumentam a irritação no pós opereatório). Para isso a cirurgia pode ser realizada com uso de colas especiais, reduzindo o desconforto no pós operatório.

