A visão é um dos principais sentidos no desenvolvimento físico e cognitivo das crianças. 

O desenvolvimento motor e a capacidade de comunicação são prejudicados quando a criança apresenta algum tipo de patologia ocular, pois gestos e condutas sociais são desenvolvidos através do feedback visual. 

O Ofltamopediatra atua no diagnóstico e tratamento das diversas doenças oculares que são acometidas pelas crianças e adolescentes.

 

Exames:

O exame oftalmológico pode ser realizado de maneira completa em crianças de qualquer idade.

O que muda é a  forma de proceder o exame, dependendo da idade e capacidade cognitiva das crianças.

O hábito dos exames oftalmológicos e visitas frequentes ao médico oftalmologista deve ser uma prática adotada por todos nós.

Oftalmopediatria

Você já levou seu filho ao oftalmologista?

Conheça as recomendações da Sociedade Brasileira de Oftalmopediatria sobre a rotina de exames oftalmológicos na infância:

Assim que a criança nasce ela deve ser submetida a sua primeira avaliação oftalmológica. Este exame permite triar doenças oftalmológicas como: catarata congênita, glaucoma congênito e retinoblastoma.

A segunda avaliação deve ser realizada pelo oftalmologista, pouco antes da criança completar 1 ano de vida. Esta consulta é muito importante para avaliar erros refracionais  (ou seja, verificar se a criança necessita algum grau e de uso de óculos). Neste contato com o oftalmologista, ele irá  avaliar a função visual com seguimento de luz e objetos, observar se a fixação visual é central nos dois olhos, realizar testes para detectar se há estrabismo (desvio ocular). A criança terá as pupilas dilatadas para avaliar presença de grau e submetida ao examine do fundo de olho. Os exames realizados nesta idade são objetivos (não dependem  de informações verbais da criança) e de extrema importância para diagnosticar precocemente alterações como estrabismos e ametropias (grau) para que sejam tratadas precocemente permitindo o desenvolvimento da visão.

 

Se as avaliações anteriores estiverem dentro da normalidade para idade a rotina de exames ocorrerá da seguinte forma: exames a cada 6 meses durante os dois primeiros anos de vida (1 ano e 6 meses, 2 anos, 2 anos e 6 meses, 3 anos); exames anuais a partir de então.

Além dos exames de rotina, os pais devem estar atentos e procurar o oftalmologista caso percebam alterações como: olho vermelho, secreção ocular, lacrimejamento, pupila esbranquiçada, estrabismo, atraso na aprendizagem, mal desempenho escolar, cefaleia frequente, ardência ocular, fotofobia, criança aproxima muito objetos para ver melhor, se esbarra nas portas ou cai com frequência, deixa a cabeça inclinada para algum lado.

            Em caso de dúvidas, consulte o oftalmologista!!

 

Clínica Zottis

Av. Natalino João Brescansin, 1571, Centro, Sorriso - MT

Urgência oftalmológica?
Realizamos encaixes!
  • Facebook Social Icon
  • Google+ Social Icon